Descrição enviada pela equipe de projeto. A Universidade Internacional do Chipre (CIU) está crescendo em tamanho e aspiração. Localizada perto da capital do país, Nicósia, a Universidade tem planos ambiciosos de aumentar sua capacidade de 17.000 para 24.000 alunos até 2022. Arup foi convidada para desenvolver um masterplan para orientar e projetar um plano de crescimento, considerando os futuros objetivos acadêmicos, sociais e de sustentabilidade.
Trabalhamos com o cliente desde 2017, primeiro desenvolvendo uma visão geral, depois assessorando na sua implementação. Ao longo do processo, nos engajamos com a comunidade universitária mais ampla para moldar a visão para o futuro desenvolvimento físico do campus e traduzimos isto em uma estrutura para implementação. Atualmente, estamos trabalhando nos projetos das primeiras mudanças no terreno.
O masterplan, que contou com a experiência de nossas equipes de planejamento urbano, paisagismo e assessoria econômica, é formada em torno de três princípios-chave:
- Aproveitar os pontos fortes da Universidade e configurar um teste para novas formas de aprendizado além da sala de aula.
- Reconhecer sua localização e paisagem como um campus mediterrâneo é uma forma de melhorar seus resultados de sustentabilidade.
- Reforçar as sinergias e as relações entre a academia e a comunidade em geral visando melhorar o compartilhamento de conhecimento e revelar uma possibilidade de oportunidades de investimento em P&D na região.
Um campus em crescimento. O briefing inicial incluía uma série de novas construções para abrigar uma gama de faculdades que variavam de medicina a belas-artes e arquitetura. Conduzimos uma análise das operações do campus que revelou a necessidade de considerar o programa em clusters, ao invés de isoladamente. Em resposta, Arup propôs a inclusão de uma nova Biblioteca Central, Centro de Convenções e Centro de Inovação (o Ninho de Ideias) para ajudar a desbloquear novas sinergias dentro do campus. Várias iniciativas em todo o complexo, tais como novas instalações, espaços abertos e serviços para os estudantes também foram consideradas, bem como o reequipamento da infraestrutura existente. Nosso objetivo era preparar a Universidade para o crescimento e reunir o programa na totalidade, melhorando a experiência do usuário em um campus coeso.
Novas formas de aprendizado. O masterplan está focado na qualidade da experiência do estudante. Ao olhar para o aprendizado além das paredes formais da sala de aula, a invejável paisagem do campus é um ativo que oferece uma oportunidade única para o aprendizado informal. Uma colaboração com o Digital Studio da Arup nos ajudou a desenvolver uma série de intervenções menores para acompanhar o masterplan e fornecer detalhes de projeto mais refinados para apoiar novas formas de aprendizado. Estas intervenções sutis incluem pódio pop-ups, nichos de estudo, lojas administradas por estudantes e uma parede de interações ao vivo.
Um campus mediterrâneo. O campus está localizado em um cenário impressionante, com belas vistas da cordilheira ao norte e um curso de água ao longo do oeste, fazendo a ponte entre uma paisagem natural e semi-urbana. Além disso, o clima quente e semi-árido de Nicósia torna a engenharia do microclima e o uso e gestão consciente dos recursos uma necessidade.
Os sistemas sustentáveis concebidos para a gestão de água, energia e resíduos implementados pelo CIU o posicionarão como um modelo exemplar tanto para iniciativas de energia limpa quanto de economia circular, e permitirão que os alunos se envolvam em iniciativas de sustentabilidade. O CIU é capaz de gerar 35% de sua demanda anual de eletricidade no local e uma futura usina de biocombustíveis aumentará a capacidade de autonomia do campus para mais de 60%. Realizamos uma avaliação profunda desses sistemas e propusemos diretrizes e iniciativas para assegurar um futuro sustentável contínuo para a Universidade.
Construindo amplos relacionamentos. O novo espaço público do campus atrairá a comunidade mais ampla de fora do local e outras conexões estabelecidas com as empresas locais, organizações acadêmicas e culturais, bem como outras instituições relevantes. O novo Ninho de Ideias permitirá o compartilhamento de conhecimento e a colaboração revelando uma possibilidade de inovação e oportunidades de investimento em P&D na região. Da mesma forma, o novo Museu do Patrimônio e Centro de Convenções permitirá à Universidade fortalecer seus vínculos com os setores de turismo e comércio, enquanto as novas iniciativas de sustentabilidade e as faculdades de medicina garantirão que o CIU esteja bem posicionado para desenvolver oportunidades que surgem do crescimento futuro dos setores como energia renovável e saúde.